quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Reuniões familiares

Sob a coordenação da psicóloga Iracema dos Anjos e da pedagoga Conceição Fontes promovemos regularmente reuniões com dependentes químicos e membros de suas famílias na nossa sede situada à Avenida Pedro Calazans, 534 a partir das 14:00 h.São realizadas dinâmicas e outras atividades que favoreçam a reflexão de cada indivíduo para o seu papel no contexto familiar com o propósito de sensibilizar o conjunto das relações na mobilização de sentimentos que contribuam efetivamente para o fortalecimento da estrutura emocional de toda a família para fazer frente às demandas impostas pelas dificuldades do dependente químico.Depoimentos dos participantes, balizam nossa programação e nos convence que os objetivos a que nos propomos vêm sendo satisfatoriamente alcançados. De acordo com o previsto, a problemática da dependência química aflora revelando todo o impacto devastador que provoca no contexto familiar, expondo o brutal desgaste nos vínculos afetivos e o seu concurso para a desagregação da estrutura de toda a família. Animam-nos a continuar adiante nessa tarefa, todavia, a qual tem requeridos tantos e tão exaustivos esforços, os relatos que atestam avanços satisfatórios nos ambientes das famílias em decorrência das práticas promovidas e dos serviços prestados por esta instituição.A equipe resiste à tentação da vaidade, mas não deixa de sentir grande satisfação em registrar os sinceros agradecimentos que nos são apresentados, motivos pelo qual nos sentimos renovados na fé de que a promoção da melhoria da saúde das relações famíliares é possível, tanto mais, quanto maior for a adequação das ferramentes utilizadas e da qualificação do apoio profissional com o qual seus membros contem. Não é por outro motivo que que nos propomos a dar continuidade a esta tarefa na certeza que o núcleo familiar tanto pode contribuir significativamente para o agravemento do complexo quadro patológico que se instala nos dependentes químicos, como contribui enormemente, por outro lado, quando devidamente orientado, para o seu restabelecimento. É a certeza de que o fortalecimento dos vínculos e papéis dos participantes nos contextos familiares proporciona incontáveis benefícios no processo de restabelecimento da auto-estima do dependente químico e do equilíbrio familiar, tanto do ponto-de-vista emocional, quanto sócio-econômico, que nos tem motivado a continuar nessa tarefa.
Quando a família adoeceO processo de adoecimento tanto do dependente quanto de seus familiares segue uma complexa trajetória. Um dos fatores que atuam decisavamente é o isolamento.O ritmo da vida moderna impõe o distanciamento afetivo dos membros da família. Cada qual segue o seu próprio rumo, todos correndo em busca de conquista pessoais. Já não há mais tempo para o compartilhamento de dificuldades. cada um tenta resolver seus problemas à sua maneira.Há casos de pais que não têm oportunidade de conhecer os próprios filhos, outros não se preocupam mesmo em saber como eles estão sentimental e emocionalmente, mesmo que lhes proporcione todo o apoio material necessário. A correria do dia-a-dia em busca da conquista, do sucesso, contudo, não pode ser usada como escape para negligenciar os problemas que se vão avolumando dentro da nossa própria casa. Não é desculpa para que vínculos muito importantes se vão desfazendo. Quantos pais fazem questão de saber como vão indo os filhos na escola, na faculdade? Acontece de viver-se isoladamente no meio de todos que os cercam. Imagine o que é sentir-se assim: isolado, sozinho, abandonado, mesmo estando numa casa cheia de gente. É pior que a solidão física. Quando isso acontece, temos que parar para pensar no que está acontecendo com todo o conjunto familiar.Quem não conhece exemplos de pessoas bem sucedidas pessoal e profissionalmente, que terminam priorizanado tanto suas carreiras que relegam filhos e cônjuges a planos secundários e, de repente, ao descobrirem que seu filhos estão envolvidos com drogas, ficam a se perguntar onde erraram?

PROJETO RESGATE EM AÇÃO
PROGRAMA DE PREVENÇÃOCONVERSANDO SOBRE DROGAS NA ESCOLAA ARESE - Associação Resgate de Sergipe também atua junto às Escolas de Aracaju, de ambas as redes, pública e privada, atendendo convite para participar de programa de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, realizando palestras, dinâmicas, dramatizações, distribuição de material didáticos, cartazes ou ainda de atividades pedagógico preventivas em salas de aula. Associação Resgate de Sergipe.Av Pedro Calazans,534- centro. 30427505.


PROJETO RESGATE EM AÇÃO Grupo de apoio às famíliasReuniões na sede da ARESEA ARESE de Sergipe convida as famílias que lidam com a problemática da dependência de drogas lícitas ou ilícitas para participar dos encontros que têm lugar na sua sede das terças às quintas-feiras a partir da 14:00 h. PARTICIPE!
Prevenir é chegar antes!

Veja as fotos abaixo:



































ASS. DE COMUNICAÇÃO DA ARESE

Um comentário:

Ajudando vidas disse...

MUITO BOM. QUE DEUS CONTINUE DANDO FORÇAS A ESSA EUIPE BRILHANTE....